SERVIÇOS PREDIAIS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E INDUSTRIAIS
Execução de infra-estrutura em geral. Passagem de cabeamentos em geral, para máquinas, tomadas, bombas de recalque, geradores, etc. Montagem e Instalação de equipamentos elétricos em geral.
FIQUEM DE OLHO
QUALIDADE EM 1° LUGAR
Projeto elétrico
Dentre todos os projetos complementares do projeto de arquitetura, um dos mais importantes é o de instalações elétricas, uma vez que a tecnologia de equipamentos, a automação e a iluminação precisam de alimentação elétrica, e todos os circuitos devem atender a normatizações técnicas para evitar sobrecargas ou aquecimento do sistema tendo por consequência: curtos-circuitos, queima de equipamentos e até mesmo incêndios.
O projeto elétrico deve ser elaborado por engenheiros eletricistas (baixa e alta tensão) ou arquitetos e engenheiros civis (baixa tensão) devidamente registrados em seus conselhos de classe: Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU para os arquitetos, e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, para os engenheiros, tendo necessariamente que haver a emissão de um Registro de Responsabilidade Técnica pelo projeto e pela execução dos serviços (RRT ou ART).
O que será apresentado no projeto elétrico são os circuitos integrantes do sistema, com indicações e informações técnicas, como bitolas de fio, cargas elétricas, potências máximas para os equipamentos, especificações de tomadas e interruptores, pontos de energia para equipamentos especiais (para indústrias, escritórios e consultórios).
Projeto de iluminação
O projeto de iluminação elaborado por lightdesigners (projetistas especializados em iluminação), arquitetos de interiores e designers de ambientes define a iluminação interna e externa dos imóveis, tendo todo potencial estético e de valorização dos ambientes e fachadas, qualidade da iluminação para o desenvolvimento de atividades laborais, para exposição de produtos, para ler e estudar, cozinhar e as demais atividades humanas, sem desperdícios.
Neste projeto são definidos os pontos de iluminação, seus acionamentos, os tipos e potência de cada lâmpada. Este projeto de iluminação deverá ser apresentado ao projetista elétrico para que sejam avaliadas e adequadas as cargas elétricas de iluminação aos circuitos específicos do imóvel, com a finalidade de evitar sobrecargas.
Em todo projeto de arquitetura, por mais simples que seja, residencial, corporativo ou até mesmo industrial, o projeto elétrico deve ser bem elaborados e especificados, com produtos certificados e normatizados, uma vez que toda edificação se presta a um uso, e nela estarão pessoas.
>> Descubra como identificar materiais elétricos com qualidade e segurança